MANGUEIRINHA

           O Município de Mangueirinha está localizado a 440 km da capital do estado,  na histórica região dos Campos de Palmas onde as primeiras penetrações civilizadoras ocorreram por volta de 1720.
            A origem do nome representa o diminutivo de mangueira (curral), ou seja, é denominação proveniente da construção de uma mangueira de varas, onde os tropeiros recolhiam os animais para pouso, principalmente as tropas de mulas que eram trazidas do Rio Grande do Sul para serem comercializadas no Estado de São Paulo, e também serem usadas no trabalho. Antigamente ali existia mangueira que pelo seu pequeno tamanho era chamada de mangueirinha. Mangueirinha foi trilha de tropeiros.
            Em Mangueirinha está localizada uma reserva indígena com duas tribos, os Guaranis e Kaiguangues, que sobrevivem  de suas plantações e de seu artesanato.
            É difícil estabelecer com exatidão a data da fundação do Município de Mangueirinha, mas sabe-se que, a 20 de janeiro de 1887, foi elevada a categoria de Distrito de Palmas com a denominação de “Conceição do Rosário”.
            Pelo decreto Lei Federal n º5.012, de setembro de 1943, “Mangueirinha” passou  a pertencer ao Território Federal do Iguaçu. Porém pouco depois, com a extinção do mesmo, retornou ao Estado do Paraná e, em 21 de novembro de 1946, pelo Decreto Lei Estadual nº533, foi desmembrado do município de Clevelândia e elevado à categoria de Município, instalado oficialmente em 30 de novembro de 1946.
            A Padroeira do Município é Imaculada Conceição.

INFORMAÇÕES DIVERSAS

Mangueirinha vive um momento promissor e de destaque e, pois, dispõe de um potencial econômico em grande parte ainda inexplorado com a reserva florestal de araucárias, tem na região dos lagos do Iguaçu uma fonte de  energia, lazer e turismo, além dos projetos de preservação ambiental e da reserva indígena encravada em seu território, como também, um grande potencial agrícola, sendo a cultura de soja e milho.
Na pecuária temos a criação de bovinos suínos e produção leiteira.
Mangueirinha com área territorial de 1.073,79 m2, com população de aproximadamente 17.760 habitantes, sendo 11.310 na área rural e 6.450 na área urbana, apresenta um índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 075.

Avenida Saldanha Marinho, nº. 85.
Fone : (46) 3243-1371 | (46) 3243-2822
CEP: 85540-000
Mangueirinha - Paraná
Todos os direitos reservados a Faculdade Unilagos